Sempre em frente...

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

A minha dieta

Algo que não falei por aqui ainda é como faço a dieta, quais princípios sigo, quais são minhas regras, enfim, QUAL O MEU SEGREDO. Aproveitando então a pergunta que a Walquíria me fez, vou revelá-la.

Após anos e anos tentando perder peso, já experimentei várias coisas: acupuntura, reflexologia, florais, fitoterapia, homeopatia, alopatia (anfetamina + ansiolíticos + calmantes + cremes), Herbalife, dieta da Lua, dieta da USP, dieta da sopa, dieta das frutas, dieta dos 13 dias, dieta do Atkins (das proteínas), macrobiótica, acompanhamento com endocrinologista, nutricionista, clínica de emagrecimento (Nutriform), vigilantes do peso (três dietas diferentes: dieta das porções, das cores e dos pontos), e comedores compulsivos anônimos. Tá bom pra vocês??????

Longe de desmerecer o trabalho dos médicos e dos grupos que frequentei, pois foram eles que mais me ensinaram sobre as coisas que faço, acho que hoje me dou melhor sozinha, sem a ajuda nem o acompanhamento de ninguém e de nenhum grupo (tirando exames de rotina e acompanhamento da minha hipertensão). Cheguei a conclusão óbvia e simples de que tudo que eu preciso eu já tenho, já conheço o suficiente sobre Reeducação Alimentar para fazer minha dieta e, principalmente, sobre meus hábitos, minhas necessidades e minhas dificuldades. Também porque eu já tenho experiência suficiente (acho que sim!) para saber que não adianta ir ao médico, ouvir tudo direitinho, fazer tudo direitinho num sofrimento do cão só esperando a dieta acabar e depois voltar aos velhos hábitos. É igual gente que vai na igreja buscando a salvação, a pessoa até reza, mais depois continua na vida de "pecado" e discordando disso ou daquilo que a religião prega. Não tenho uma religião por causa disso, acho que ou você acredita no que faz ou simplesmente não faz. (Xiiiiii... êita assunto polêmico, mas é só uma metáfora!).

Enfim, voltando às vacas magras (ou gordas???), minha dieta é baseada em mim mesma, ou seja, em autopercepção: quanto comia, o que comia, como comia, porque comia, quando comia? Então baseada nisso tirei meus princípios:

DIMINUIR QUANTIDADE e MELHORAR QUALIDADE. Diminuir quantidade não significa comer como passarinho ou passar fome, mas sim comer menos do que eu comia antes. Melhor qualidade significa: diminuir muito os carboidratros simples (massas e pães) ou substituí-los por integrais; praticamente eliminar doces e frituras; diminuir a ingestão de gorduras, sal e refrigerantes; aumentar muito a quantidade de verduras cruas, legumes e frutas; ingerir mais fibras e mais água.

Outra coisa importante para mim é COMER EM INTERVALOS DE, no máximo, TRÊS HORAS E MEIA (muitas vezes depois de duas horas já como alguma coisa). Faço isso porque sei que ajuda a acelerar o metabolismo e já percebi que funciona bem para a minha perda de peso. Como algo com pouca caloria, um lanchinho rápido: uma barrinha de cereal, um polenguinho, um iogurte desnatado, umas torradinhas, uma fruta, uma sopinha instantânea de copo.

DE VEZ EM QUANDO COMO O QUE GOSTO (pizza, Mc Donald's, lasanha, pão de queijo). Mas procuro fazer escolhas menos calóricas e definir porções pequenas. Nem sempre funciona. No domingo, por exemplo, cometi exageros com a lasanha de massa caseira da minha sogra. Mas, como é de vez em quando...

Ao mesmo tempo, RECONHEÇO O QUE ME CAUSA COMPULSÃO, e procuro ficar longe disso.

Procuro INGERIR ALIMENTOS MAIS LEVES À NOITE e NÃO DEITO LOGO DEPOIS DE COMER. Em geral, janto às sete e vou dormir por volta de meia noite. Nesse meio tempo sempre como uma coisinha daquelas do meu lanchinho rápido ou uma saladinha ou um sopão de legumes e verduras que normalmente tenho congelado.

Preocupo-me também em COMER SOSSEGADAMENTE, devagar e mastigando bem, para dar tempo ao cérebro de entender que está saciado.

Para complementar o que considero ideal para mim, preciso incluir mais ATIVIDADES FÍSICAS no meu cotidiano. Por enquanto faço apenas dança do ventre uma mísera vez por semana. Mas tenho certeza que uma hora dessas vou incorporar.

É só (!?) isso gente. E isso é o que funciona PRA MIM. Conheço uma pessoa que só consegue emagrecer se seguir uma dieta regradinha, toda controlada, com cardápio pré-definido. Por isso defendo de unhas e dentes que CADA UM TEM QUE ACHAR E TRILHAR O SEU PRÓPRIO CAMINHO. Claro que usando desse conhecimento que compartilhamos, senão não teria razão de ser ficarmos nos lendo, não é mesmo?

Espero que os meus princípios possam ajudar alguém a encontrar uma forma de transformar os seus hábitos alimentares.

Vamos então: sempre em frente, um dia de cada vez!!!!

Beijos a todos.

5 comentários:

Beth disse...

Oi Lisandra, vim retribuir a sua visita, agradecer pelo seu comentário tão gentil, tão incentivador e carinhoso, mesmo.
Obrigada. Adorei o seu blog, compreendi perfeitamente o seu método atual para o seu emagrecimento e, pelo que li, é este mesmo o caminho. Certamente, com tudo que já aprendeu sobre 'o que funciona' e 'o que não leva a nada', associado ao auto-conhecimento, ao interesse mesmo em se aprimorar, está capacitada a fazer um trabalho bonito, produtivo, eficaz.
E já está dando resultado né? Parabéns.
Também li o post anterior, sobre o reconhecimento do seu emagrecimento, pela professora, pela sua reação super alegre (não poderia ser diferente) e pela curiosidade das colegas, geralmente ainda incrédulas quanto à eficácia de um processo levado de forma responsável, tranquila, sem privações, sem químicas etc. Bacana demais viu?
Sobre os encontros no RJ, fazemos mensalmente, quando quiser participar pode ter certeza de que será muito bem-vinda, recebida com muito carinho, pode despencar aqui que a gente pega com carinho! :)))
Beijo grande, continue firme!
Beth
http://aconquista.zip.net

Anselmo disse...

Ainda bem que essa sua dieta resulta. O resultado está à visata 11kg em pouco mais de 1 mês, não é para todos. Parabéns!
É verdade que alguns têm de seguir tudo à regra, eu já fui assim, mas agora estou a mudar aos poucos os habitos e já fui introduzindo outras coisas na alimentação. Com ajuda da nutricionista, claro.
Beijo e bom fim de semana.

Anabela disse...

Oi querida!
MInha primeira visita aqui
Vim oferecer meu carinho, amizade e total apoio.
Posso dizer que me identifiquei com muito do que tu escreveste nesta postagem.
Na verdade, todos nós somos capazes se acreditarmos em nós e cada um tem que traçar seu trilho...não ficar sentadinho à espera porque nada cai do céu a não ser chuva mesmo!!
Eu tou em RA, pesava 136.6 e agora tenho 116.2, com acompanhamento médico e nutricionista, academia, e muito apoio da blogosfera.
Tem sido uma luta de conquista diária e quero ajudar outras pessoas na mesma situação a acreditarem em si, e nunca desistir!
Bem, vou voltar cá!
Beijo de carinho e parabéns que tu é uma vencedora também!

Keep Walking disse...

Oie... é minha primeira vez aqui, e me identifiquei muito com sua forma de perder peso. Assim como vc, já fiz VAAAARIAS dietas... e depois de tantas e tantos médicos, já sei direitinho o que reza a receita. A grande verdade, é que só depende de nós mesmas né?! Oh, pretendo vir visitá-la sempre... te espero no meu cantinho... bjs

Lisandra disse...

Keep Walking...

tentei visitar seu cantinho, mas não consegui!!! Obrigada por sua visita.

Sucesso na sua dieta.

Grande beijo.