Sempre em frente...

domingo, 12 de outubro de 2008

Nada como um dia após o outro...

Ou como diria o Chico Buarque:

"...E nada como um tempo após um contratempo
Pro meu coração
E não vale a pena ficar, apenas ficar
Chorando, resmungando, até quando, não, não, não..."

Está mais do que comprovado para mim que as recaídas são um problema imenso na minha vida. Fazer uma concessão não é dar apenas uma escapadinha, é literalmente enfiar o pé na jaca.

Desde que eu fui fazer o bendito do congresso minha dieta está capengando. Sinto que estou me recuperando dia-a-dia, mas veja há quanto tempo estou nesse processo: um mês.

E aquela sensação de que: agora já enfiei o pé na jaca uma vez, então uma a mais, uma a menos. Ou somos tomados pela "Síndrome do Já que...":
"Já que comi mais do que devia hoje, então vou comer aquela coisa gostosa que estou morrendo de vontade."; "Já que engordei 200gr, vou comer um docinho hoje."; e assim por diante.

A impressão que tenho é que colocamos na nossa cabeça que reeducação alimentar é um processo de emagrecimento, ou melhor, de perda de peso constante, quando na verdade não é. Esse processo consiste em mudar hábitos já arraigados e, por isso, não acontece da noite pro dia e nem é uma constante. É um ir e vir, emagrecer, estacionar, ganhar, comer bem, outro dia comer mal, fazer exercício, parar de fazer, retomar, até que transformemos tudo isso em um novo hábito. Até tudo estar tão internalizado que nem pensamos mais.

Mas estou renovada, mantendo o processo de mudança de hábitos e retomando o processo de perda de peso.

Para continuar nos animando, uma frase bem batida mas que é a lição mais importante para nós:
"Não importa quantos passos você deu para trás. Importa quantos passos você vai dar para frente."
Décio Melhem

2 comentários:

Anabela disse...

Querida linda,
recupere seu trilho e força!
Acredita em ti porque és capaz!
Boa semana de paz e beijo cheio de carinho

disse...

Sei bem como isso acontece, falhamos uma vez daí se abre um processo de auto-destruição que não para mais, é um tal de comer sem limite, devemos ter a conciência que de escapuliu, voltar ao "normal" é o essencial.
Bjs e desistir nunca!!! bja