Sempre em frente...

domingo, 24 de agosto de 2008

Cirurgia do cérebro


Há pouco mais de três anos, eu e meu marido fizemos uma dieta na qual, juntos, perdemos mais ou menos 50kg em 5 meses. Como isso deu certo??? Muitas pessoas me perguntavam se havia feito uam cirurgia bariátrica (redução do estômago) - e hoje muitas me perguntam se não quero fazê-la. E eu respondia: sim fiz uma cirurgia, mas não foi de estômago, foi de cérebro. Isso porque o que fez nossa dieta funcionar foi essa mudança de consciência sobre si mesmo e sobre o processo de redução de peso.

Por princípio sou contra a cirurgia bariátrica. Vejam bem, nada contra quem precisou ou optou por esse recurso. E, mesmo sendo contra, já pensei sim nisso como uma possibilidade. O problema é que acredito que a cirurgia por si só não resolve nenhum problema. Ela força uma emagrecimento, mas e depois disso? Como é possível manter o corpo magro e não sucumbir a outros problemas, recorrentes em pessoas que se submetem a esse procedimento, tais como alcoolismo, bulimia, depressão, distúrbios de ansiedade, anemia, entre outros.

A resposta é simples: mudando sua postura frente ao mundo, a forma de lidar com suas emoções, a maneira de se relacionar com a comida. Ou seja, fazendo uma "cirurgia cerebral". Então, para mim, fica claro que essa é a mudança fundamental.

Eu disse que a resposta é simples, mas pôr isso em prática não tem nada de simples ou fácil. Lutar contra o excesso de gordura não é apenas diminuir a quantidade de calorias no seu prato, quem passou ou passa por isso sabe muito bem do que estou falando.

Um comentário: