Sempre em frente...

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Serotonina, pra que te quero?

Sabe aquele bombom que a gente busca ansiosamente para ser feliz???? Você pode pensar que isso é apenas compulsão pura e simples, mas por que um bombom e não uma cenoura??? Por que um pote de sorvete e não um pé de alface? Simplesmente porque buscamos a SEROTONINA. Só, somente só. E não é imaginação não, o bombom e o sorvete realmente tem o poder de nos fazer felizes. Mas como ser feliz sem eles????

Além das dicas aqui embaixo a prática de exercícios físicos também contribui.

" A serotonina é uma substância presente naturalmente no cérebro. Age como um neurotransmissor, isto é, permite a comunicação entre as células nervosas do cérebro, chamadas neurônios. Esta comunicação é fundamental para a percepção do ambiente e para a capacidade de resposta aos seus estímulos.

(...)

Quando você estiver ansioso ou deprimido, observe se recorre a
massas (pizza, lasanha, ravióli etc.)
ou doces. Se houver falta de autocontrole, e em conseqüência
você estiver sempre desejando ingerir carboidratos e doces, pode ser uma indicação de um desequilíbrio da taxa
de serotonina no cérebro. O desejo por certos tipos de alimentos nem sempre está associado à busca de prazer e saciedade. Poderá evidenciar um desequilíbrio químico e exigir um tratamento.

Com taxas normais de serotonina, a pessoa atinge mais facilmente a saciedade e consegue maior controle sobre a ingestão de açúcares. (...) Alimentos ricos em proteínas, como carne bovina e de peru, peixe, leite e seus derivados, amendoim, tâmara, banana etc., contêm triptofano, um nutriente que ajuda a combater os efeitos da falta de serotonina."

Este texto todo você encontra aqui.

Nenhum comentário: