Sempre em frente...

domingo, 24 de agosto de 2008

Tudo é uma questão de hábitos...

Uma reflexão que venho fazendo é a respeito da dita cuja da palavra dieta. Ultimamente impliquei com o termo, embora ainda o use frequentemente. Quando uma pessoa precisa perder peso entra em um processo de restrição calórica que pode ser chamada de dieta, regime ou reeducação alimentar. O fato é que no caso de pessoas obesas (nesse caso pensando no sentindo clínico que significa essa palavra) muito mais do que perder peso é necessário uma mudança de postura frente a comida. Dieta ou regime soa para mim algo temporário, digamos mais apropriado para quem ganhou um peso extra por uma razão qualquer, daí passa por um período de restrição de calorias e depois retoma sua vida normalmente.

No nosso caso a mudança alimentar é algo que deverá ter efeito permanente. Uma pessoa gorda (ou obesa, se preferirem), na grande maioria das vezes, assim o é por maus hábitos alimentares. Sendo assim tudo é uma questão de hábitos.

E, veja bem, detesto a idéia de reeducação alimentar... as vezes me soa como algo pensado para alguém a quem faltou educação alimentar ou foi educado erroneamente. No meu caso, como disse, fui bem muito bem educada, obrigada!!! :)

Admito que meu maior problema foi adquirir maus hábitos ao longo da vida e, depois da tal dieta, esses hábitos se tornaram um grande vilão!

Pois então, sempre tratarei desse processo como uma mudança de hábitos. E que seja eterna!!!

Nenhum comentário: