Sempre em frente...

domingo, 24 de agosto de 2008

COMPULSÃO



Acredito que já é consenso que a obesidade é uma doença. Talvez nem todos saibam que é uma doença que se caracteriza por uma série de sintomas que vão muito além do excesso de peso, mas isso é conversa pra outro post. Aqui quero falar de outra doença, que muitas vezes as pessoas acham que acomete só os gordos, mas é pura lenda. Essa doença é a compulsão por comida.

Como e por que isso acontece??? Bem, não sou médica nem psicóloga e quem estiver lendo isso saiba que, embora o que escrevo seja uma série de conclusões tiradas a partir de muita leitura e pesquisa, no fim das contas é apenas opinião própria.

Enfim, como, por que e quando isso acontece para cada um é uma questão particular. O fato é que pessoas que sofrem de compulsão por comida são tão dependentes dela quanto os que são de outras drogas, com um agravante, quando precisamos mudar os hábitos não podemos apenas abandoná-los, como fazem os adictos. Uma dica preciosa, aprendida nos Comedores Compulsivos Anônimos, é identificar os alimentos que causam compulsão, que no meu caso estão no mundo das massas, lanches e salgados apetitosos em geral.

Quanto aos CCA (Comedores compulsivos anônimos), vejam esse teste para saber se são ou não compulsivos. Querem saber o resultado do meu teste? Sim para todas as perguntas!!!!! Preciso falar mais alguma coisa????

Segue abaixo outra preciosidade aprendida com os grupos anônimos e que servirá como um dos mantras da minha mudança de hábitos alimentares:

ORAÇÃO DA SERENIDADE

Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras.

Nenhum comentário: