Sempre em frente...

domingo, 31 de agosto de 2008

CADA CABEÇA...

UMA SENTENÇA! Diz um dito popular. E eu complemento: CADA CORPO, UMA PENITÊNCIA!!!

Emagrecer não é uma tarefa fácil para quase ninguém, mas possível para quase todos, com excessão daqueles que por alguma razão fisiológica não consegue de fato.

O fato é que muitas vezes a gordurinha indesejada e até a obesidade mórbida é tratada com descaso por muitos profissionais. Aliás, diga-se de passagem, a questão da obesidade é tratada com descaso pelo governo e pelos programas da saúde pública. Veja quantos programas dedicados a isso tem em sua cidade (estou falando do Brasil, logicamente!).

Esse artigo, com acesso apenas na versão HTML do Google, mostra alguns dados sobre a obesidade, que, como muitos já sabem, tem números mais elevados que a desnutrição neste país:

Artigo

Neste texto é colocada a seguinte questão, motivo desta minha postagem: "O objetivo de tratar a obesidade hoje é alcançar um peso saudável e não mais o peso ideal. (...) O peso saudável é aquele adequado para desempenhar as atividades (internas e externas) do organismo, nem para mais, nem para menos. (...) É necessário analisar cada caso separadamente, pois as necessidades variam de acordo com o indivíduo."

Quando dizia acima sobre o descaso dos profissionais era a isso que me referia. Muitas vezes a pessoa que está com excesso de peso procura um profissional da saúde para receber uma orientação e recebe uma prescrição médica de um remédio controlado, normamente anfetaminas, calmantes ou anseolíticos, e uma folhinha xerocada com uma dieta hipocalórica (e bota hipo nisso). O fulano que tem que emagrecer 5kg e o que tem que emagrecer 50kg sai de lá com a mesma recomendação e debaixo de um baita sermão. Aliás, como alguns médicos adoram essa prática, que, sinceramente, eu não consigo entender, mas enfim...

Muito provavelmente os dois fulanos vão tentar a dita receitinha, mas, é muito provável que não dê certo para nenhum deles e, se voltarem no médico, irão ouvir que ELES não estão fazendo direito.

O fato é que como diz o artigo, cada corpo é um corpo. Cada pessoa é uma pessoa. E por isso cada um deve ser estudado particularmente. O ideal é que o profissional solicite uma série de exames, que encaminhe para um tratamento multidisciplinar (com nutricionista, endocrinologista, psicólogo, psiquiatra, dependendo do caso) e tenha uma postura de parceiro no seu processo.

Além disso, é importante também que a pessoa faça uma reflexão pessoal profunda e busque o caminho mais adequado para si mesmo. Conheço muita gente que só consegue se tratar se tiver um desses médicos-generais na cola! Embora não tenhamos uma ação efetiva da saúde pública que nos possibilite um leque de opções no tratamento da obesidade, têm vários caminhos espalhados pelo país.

Aí vão algumas dicas:

Comedores Compulsivos Anônimos: grupo de pessoas que sofrem de compulsão por comida que se reunem semanalmente para compartilhar das dificuldades e caminhos para solucionar o problema. Na mesma linha dos Alcóolicos Anônimos. Não há orientação alimentar. Além de um programa de doze passos importantes para ajuda do doente, neste caso os participantes são orientados a evitar os alimentos que são maiores causadores de compulsão.

Vigilantes do Peso: organização que promove reuniões semanais onde as pessoas se pesam, fazem relatos e recebem uma orientação alimentar.

Amigos do Peso: mais ou menos na linha do Vigilantes, o Amigo do Peso é uma iniciativa brasileira.

Peso Ideal: semelhante aos Vigilantes do Peso também.

Como eu disse anteriomente: busque e ache o SEU caminho. Cada um tem o seu. Eu achei o meu!

Um comentário:

Ticiano Biancolino disse...

Muito bom!

A propósito, adorei o novo look do blog!

Beijo!

T.