Sempre em frente...

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Sabotagem

Vocês, os que fazem dieta, já perceberam quantas pessoas tentam sabotar a sua dieta????

Estou dizendo sabotar porque é assim que nos sentimos quando alguém nos faz um prato tentador e fica insistindo para que comamos, que só aquele dia não vai fazer diferença, que no dia seguinte podemos voltar para nossa dieta.

O fato é que há muitos e muitos anos a alimentação em grupo é um evento social, é um momento de compartilhar, um momento em que podemos demonstrar nosso carinho, atenção e preocupação com o outro. E comer o que o outro preparou é mostrar o quanto você é grato por isso. Quanto mais você comer, mais grato você estará! Realmente é um ritual grotesco, não é mesmo????

O problema é que essas pessoas, que nos rodeiam, nem sempre entendem que nosso organismo (metabolismo e cérebro) não funciona como o deles. Escapar um dia da dieta, da reeducação alimentar, da mudança de hábitos, pode ser um transtorno e tanto.

O que fazer então diante da lasanha (prato oferecido por minha mãe no último fim de semana) ou do pudim de leite condensado (feito pela minha sogra no domingo retrasado)??? Pensar muito antes... planejar... estabelecer uma cota, se imaginar comendo aquela cota e se sentindo satisfeito com ela. Repetir mil vezes o ritual na cabeça e... repetí-lo na realidade. Vai funcionar???? Nem sempre. Algumas vezes colocar um grama de um alimento na boca detona aquela compulsão desenfreada. Bem, se assim for, coma, simplesmente. Depois disso, não fique se culpando eternamente. Admita, mais uma vez, que você é um ser humano, fraco, frágil, passível de erros e se proponha a manter sua meta. Siga o conselho do povo, deixe-se levar apenas por hoje, amanhã é outro dia!!!!!

Imagem: Banquete dos Deuses - Frans Floris - 1550

Nenhum comentário: